compostagem

A compostagem é um processo natural de reciclagem de material orgânico onde micro-organismos transformam resíduos biodegradáveis num fertilizante natural, permitindo assim evitar o uso de fertilizantes sintéticos. Assim é benéfico para as plantas, ambiente e no fim para si que vai consumir vegetais sem adubos artificiais.

Vantagens de compostar
a chave para plantas e vegetais saudáveis é um solo saudável. Todas as plantas podem beneficiar de composto. Quando adicionado ao solo não só vai injectar nutrientes valiosos como vai manter o solo areado, o que é óptimo para plantas porque as suas raízes precisam de espaços com ar para crescer.

 

5 vantagens utilizar composto
1. Proporciona um crescimento mais saudável das plantas
2. Em solos difíceis de trabalhar, como por exemplo os argilosos, a adição de matéria orgânica quebra a rigidez dos mesmos, tomando-os mais soltos e permeáveis
3. Substitui a utilização de herbicidas e pesticidas e Ajuda a evitar doenças nas plantas
4. Melhora a fertilidade do solo, através da adição de nutrientes de origem natural
5. Em solos leves ou arenosos, proporciona um aumento da capacidade de retenção de água no solo e a disponibilidade da mesma para as plantas

compostagem em casa
JÁ PODE SEPARAR ORGÂNICOS PARA COMPOSTAR. POR TODO O CONCELHO DE GUIMARÃES HÁ COMPOSTORES COMUNITÁRIOS E TAMBÉM O PODE FAZER EM CASA. SAIBA TUDO SOBRE COMPOSTAGEM EM GUIMARÃES E, SE VIVE NO CONCELHO, PEÇA JÁ O SEU COMPOSTOR.

Recolha de orgÂnicos
Se não puder realizar compostagem doméstica ou comunitária, a recolha de orgânicos está em fase de implementação em guimarães. verifique se já está disponível na sua rua.