Pilhas/ baterias/ óleos

No município de Guimarães, existem oleões e pilhões que são recolhidos para posterior valorização, diminuindo assim, as emissões de gases poluentes na sua produção. Além disso, este procedimento evita que sejam lançados nas redes de drenagem de águas residuais ou misturados com os biorresíduos.

Separação de óleo
para depositar o seu óleo, deve seguir algumas regras básicas que vão permitir que o local escolhido se mantenha limpo, sem odores ou outros problemas para a saúde pública.

 

Como proceder
Verta o óleo, já frio, para uma garrafa ou garrafão de plástico e feche bem.
Não junte óleos não alimentares como óleos de carro, diluentes ou vernizes. Use sempre garrafas ou garrafões de plástico que fechem bem. Não use garrafas de vidro.

payt
Se é utilizador payt, coloque a garrafa à sua porta.

Separação de pilhas
depois de usados deve depositar as pilhas e acumuladores, incluindo todo o tipo de baterias portáteis, de telemóvel a computador, nos pilhões. estes contentores normalmente existem junto aos ecopontos de rua, mas também em super e hipermercados. a separação das pilhas e encaminhamento para reciclagem evita que os materiais que as compõem, incluindo metais pesados, contaminem os solos e águas.

contentores
Em alguns conjuntos de contentores de reciclagem poderá encontrar um pequeno contentor vermelho para as pilhas usadas.