há medidas simples que todos podemos adotar para reduzir, reutilizar e reintegrar. estas são as palavras-chave para chegarmos às metas definidas pela União Europeia até 2030, e todos podemos participar. ficam as dicas!
rrreduzir
o primeiro passo para uma vida mais ecológica e sustentável começa no momento em que compramos coisas. consumir apenas aquilo que realmente precisamos e optar por produtos sustentáveis condicionará o mercado e fará com que as empresas e vendedores comecem a oferecer produtos ainda mais ecológicos, e a preços competitivos.
rrreutilizar
reutilizar está na moda e, para além das vantagens ecológicas, pode poupar na economia familiar. além de podermos optar por produtos reutilizáveis, na maioria das vezes é possível usar um produto de uso único mais do que uma vez. com alguma criatividade, até podemos dar novos usos aquilo que já não precisamos! no final, quando não for possível reutilizar mais o produto, há quase sempre a opção da reciclagem.
rrreintegrar
atualmente 44% dos resíduos que produzimos são de origem orgânica. ao separar, compostar e reintegrar na natureza estes resíduos, estamos a devolver à Terra a matéria orgânica que ela nos ofereceu para vivermos. contribuir para a manutenção deste ciclo de vida é uma obrigação de todas as pessoas.